sábado, 29 de outubro de 2011

Considerações Iniciais

Em um primeiro momento, pensar em resgatar o percurso original do rio, desapropriar residências e indústrias pode parecer absurdo. Mas pergunto: quanto já foi investido em medidas estruturais - construção de barragens, canais extravasores, retificações e canalizações? Quanto já foi investido em obras para recuperar estragos causados pelas mesmas enchentes que tentamos frear e evitar com as medidas acima 
citadas?

Desde o primeiro ano de colonização as cidades do vale sofrem com enchentes recorrentes, ou seja, é um fenômeno natural da região. Com tantas catástrofes, é necessário que reflitamos sobre como estamos lidando com o meio ambiente: queremos errônea e insistentemente plasmá-lo conforme nossas necessidades sem compreender que é impossível controlar a natureza.

O Vale do Itajaí presenciou, em setembro deste ano, uma das piores enchentes que se tem registro. Em Brusque, por exemplo, o Rio Itajaí-Mirim alcançou a marca dos 11,80 metros acima do nível, quando o máximo já registrado foi de 9,90 metros (inclusive apresento uma tabela no painel 3 com níveis, risco anual e período de retorno). A região central foi a menos atingida, onde justamente foi construído o canal extravasor, em contra partida, diversos bairros sofreram inundações recordes.

Abaixo algumas fotos de Brusque:

Região central. Fonte: Rádio Cidade

Região central. Fonte: Rádio Cidade

Terminal Urbano no Centro. Fonte: Radio Araguaia


Região Central. Foto: Rádio Diplomata

Em primeiro lugar, apresentarei estudos de caso de cidades que investiram na recuperação e na reconciliação com seus cursos d’água. Após isso, postei todo o conteúdo do trabalho divididos em painéis, com todos os textos, fotos e mapas.

Postei, depois deste conteúdo, as imagens do trabalho disposto nos painéis para que seja possível visualizar como ficou a apresentação final.

Fiz uma postagem com todo o processo de fabricação e humanização da maquete física com algumas dicas e, por último, algumas referências bibliográficas.

Hope u enjoy it! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário