quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Conteúdo Painél 05

PLANO MACRO

A proposta para o município de Brusque consiste em promover a reconciliação e o reencontro com o Rio Itajaí Mirim através da reestruturação total de áreas à jusante.  
O projeto visa devolver ao corpo d'água seu leito secundário, freqüentemente requerido pelo mesmo, através da desocupação dos usos impróprios existentes e intervenções que resgatarão os exercícios de conscientização ambiental, de cultura e contemplação, de lazer e de esporte, incorporando o rio em todas as atividades.
As inundações são fenômenos cíclicos e aleatórios, desta forma, serão propostos usos que entrem em conformidade e que sejam compatíveis com a natureza do local. Não se tem a pretensão de evitar inundações, mas sim, evitar as catástrofes geradas pelas mesmas, em virtude da ocupação desvirtuada.
A partir de análise do município, surge um plano macro com estratégias para toda a sua extensão, garantindo o desenvolvimento da cidade, plasmando-a no meio ambiente em que está inserida. 
Devido à escala e nível de interferência municipal, entende-se que o projeto incorpora medidas de curto, médio e longo prazo. Assim como o processo de deterioração urbana ocorreu, gradativamente, desde a colonização das cidades - sem o devido respeito aos ecossistemas pela falta de conhecimento - , a ação de recuperação e reestruturação do ambiente degradado tende a caminhar na mesma velocidade por se tratarem de espaços urbanos consolidados que sofrerão profundas mudanças para alcançar melhorias na qualidade espacial e de vida, e a sustentabilidade do meio em que habitamos. 


Legenda:
Trecho 01 |  estação esportes náuticos, academia para todas as idades, escola para educação ambiental, campinhos e quadras.
Trecho 02 | academia para todas as idades, oficinas e ateliês para aulas de dança, música, artesanato e etc,  playground, pista patinação e skate.
Trecho 03 |  escola para educação ambiental, estação esportes náuticos, gastronomia, ginásio esporte.
Trecho 04 |  bicicross, patinação e skate, academia para todas as idades e SESC.
Trecho 05 |  manejo pluvial para bairro centro, gastronomia, auditório externo, playground, oficinas e ateliês para aulas.
Trecho 06 | local eventos (fenajeep, fenarreco, rodeio municipal, shows, esportes CROSS, feiras e exposições), escola de educação ambiental, clube e estação náutica, gastronomia flutuante, auditório externo, pista patinação e skate.
Trecho 07 | academia todas as idades, quadras de esporte, gastronomia, oficinas e ateliês para aulas.
Trecho 08 | estação esportes náuticos, escola de educação ambiental, playground, pista patinação e skate.
Trecho 09 | gastronomia flutuante, quadras de esporte, academia todas as idades, auditório externo, ateliês e oficinas para aulas.
Trecho 10 | estação esportes náuticos, escola de educação ambiental, pista patinação e skate, playground.

* Unidades do Corpo de Bombeiros e Terminais Urbanos em locais estratégicos e, principalmente, livre de enchentes e inundações. Desta forma, evita-se que estes equipamentos permaneçam inoperantes em dias de enchente, como ocorre atualmente por se localizarem no leito secundário do Rio Itajaí Mirim.

*As atividades nos trechos foram distribuídas ao longo do município de forma a propiciar e contribuir para o intercâmbio entre comunidades.


Nesse processo de reestruturação se faz necessário rever também as formas de locomoção e  transporte existentes. Brusque possui 45.348  automóveis particulares, que equivale a 2,32  habitantes por veículo (dados IBGE 2010), contra  uma frota de 166 ônibus (entre coletivos e escolares)   e apenas um  terminal urbano no centro da cidadel- um total de 635,5  habitantes por ônibus, que possui capacidade para  45 pessoas. A cidade garante sua posição entre os  municípios que mais possuem veículos particulares  em proporção com o número de habitantes, reflexo  (principalmente) de um transporte coletivo  ineficiente. Desta forma, será proposta a pulverização de terminais urbanos e utilização de locomoção alternativa nas  áreas reestruturadas ao longo do rio, garantindo  eficiência e sustentabilidade na conectividade  intermunicipal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário